Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Um inimigo chamado sedentarismo

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) as doenças relacionadas ao sedentarismo matam 300 mil pessoas por ano, no Brasil. No mundo, esse número sobe para mais de 3 milhões de mortes anuais.

Num artigo publicado em 1999 na Revista Brasileira de Medicina do Esporte, o prof. Tales de Carvalho já apontava “Sedentarismo, o inimigo público úmero um”. De lá para cá, o inimigo foi cada dia mais conhecido. Porém, ao contrário do que poderíamos prever, ele só fez crescer.

Por isso, não adianta conhecer o inimigo, mas combater os fatores associados ao seu crescimento que segundo os principais artigos relacionados ao tema estão: (a) falta de tempo e (b) falta de interesse!

O alto comportamento sedentário peculiar a pessoas obesas, acentua os prejuízos no sistema estrutural e fisiológico frente ao quadro de obesidade (ARRUDA et al., 2010).

O excesso de peso e a obesidade favorecem o risco para doenças e complicações metabólicas e cardiovasculares como: doença coronariana, doenças isquêmicas do coração, acidente vascular cerebral, diabetes mellitus tipo 2, vários tipos de cânceres, dislipidemia, hipertensão arterial, resistência à insulina, e complicações no processo de coagulação.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2006), um dos componentes mais importantes para se ter uma boa saúde é o estilo de vida adotado pelas pessoas, o qual pode ser entendido como as ações realizadas pelo indivíduo no seu dia a dia. Essa mesma organização reconhece a prática de exercicios físicos como um relevante meio de promoção da saúde e redução dos fatores de risco.

A prática regular de exercícios físicos além de ser fundamental, é o aspecto que exerce extrema importância na exposição e estimulação aos benefícios mais agudos e crônicos de sua prática. A inserção de uma rotina de exercícios físicos no estilo de vida traz resultados quase que imediatos para o emagrecimento, pois estes são visíveis em curto prazo (CIVINSKI et al., 2011).

A Organização Mundial da Saúde (OMS, 2020) recomenda 300 minutos por semana de exercicio físico moderado e até uma hora de exercício por cinco dias ou 40 min por sete dias – ou que façam 150 minutos de atividade física intensa por semana, quando não tiveram contra indicação médica.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *